terça-feira, 18 de junho de 2013

Somos Rede Social


O que o inconsciente coletivo esta manifestando? Mudar é necessário e desejado! Uma insatisfação crescente, um sentimento de inabilidade, sensação de inapropriado e insatisfeito têm invadido nossos pensamentos e emoções. Algo não vai bem, mas, o que necessariamente? A pressão esta aumentando e necessitamos de limpeza, purgações, catarses.
Catarses coletivas que querem mudanças, mas, não sabemos dizer ao certo que mudança é esta que queremos indo as ruas e revindicando. São os R$0,20 centavos de aumento na passagem do ônibus que não aceitamos!? É mais que isto... Abruptamente nos levantamos das cadeiras em frente ao computador e vamos às ruas; tem wi fi, dá pra ir sim! 
A primeira mudança significativa é a não existência de lideranças fortes presentes. Não estamos seguindo ninguém, estamos escolhendo ir. Aliais, que “raiva” dos atuais líderes. Que raiva destes que querem mandar em nós. Este sentimento de rancor e raiva em relação à figura dos líderes é crescente. (Precisamos de espelhos para ver nossa imagem.)
 As Redes Sociais possibilitaram aproximações e com ela a desmistificação da figura dos líderes. Somos Redes Sociais. Não temos partidos políticos e não representamos um... “Fala de quem não entendeu nada: leve-me ao seu líder.”
 Façam suas escolhas!! Podemos seguir muitos...
Escolher e Ser responsável pelas escolhas. Aí que difícil isto... É mais fácil pedir impeachment da Dilma, do Marconi, do Cabral e muitos outros do que encarar a verdade sobre quem é que deu poder a eles, nós não queremos ver. Queremos construir relacionamentos saudáveis, mas, não pagar o preço por esta conquista.
 A catarse é necessária pra limpar, mas depois há de vir a “consciência” das escolhas erradas e da necessidade de fazer diferente. A raiva é de nós mesmos; ter delegado poder e força ao outro e ficar tanto tempo adormecidos em berços esplêndidos. “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles.” Rui Barbosa.
 A mudança das estruturas verticais para horizontais é Real. A verdadeira mudança é de dentro pra fora pra depois vir a de fora pra dentro. “Respons-habilidade é responder aos desafios com habilidade e arte” Carlos Maltz (@carlosmaltz).
A principal mudança que se faz necessária é parar de procurar “bode expiatório” e sim saber que a “culpa” (chega de culpa, vamos falar em responsabilidades) não é dos políticos e sim do povo Brasileiro que na hora de votar barganha seu voto por migalhas ou interesses próprios. Culpar o outro é a melhor estratégia de quem não quer se responsabilizar pela sua realidade.
Responder aos desafios com habilidade e arte é Ser-Humano. Estamos manifestando, pois descobrimos que temos poder de mudar a nós mesmos e de Ser a mudança que necessitamos. (Espero que sim; também tenho este defeito de ser otimista!!))
É a caminhada rumo a Era de Aquários, deixando de ser peixe e nos tornando oceano. Que bom saber do poder em nós; somos a rede, o Espírito Santo.
Estes dia, num comentário sobre novos comportamentos na Rede, falamos sobre o Poder do Mito. Indagamos sobre o mito do herói; será que estamos preparados, amadurecidos, para não precisarmos do herói para seguir? Estamos  aptos a Educação do Empoderamento? Desejamos realmente incluir o que fala e é diferente de nós?
São pistas para entendermos o Poder da Rede Social com as novas perspectivas e possibilidades de Inclusão...
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2.4.

Rita de Cássia Ramos Carneiro – psicóloga 

2 comentários:

  1. Ficou bom, mas poderia alterar a cor da fonte dos textos. Para tons mais pasteis, mesmo que verde. Menos brilhantes.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou!! Grata pela dica, já mudei. Abçs

    ResponderExcluir