sexta-feira, 31 de julho de 2015

Brasil Pátria Educadora!!


É claro que o Estado sabe o que esta fazendo com a Educação.
Outro faz-de-conta que não suporto mais é esta estória sobre a educação e a saúde brasileira. Chega de ficar falando, pedindo, implorando pro Governo cuidar da Educação e da Saúde, pois, Eles já estão fazendo isto! De forma estudada, planejada, articulada com maestria. Quanto mais pedimos, mais confirma que o melhor método de manter o domínio de um Povo é pelo acesso ou não a Educação. A forma de reivindicar é que esta errada, penso eu!! Mas, será que estamos prontos para pagar o preço pela mudança, conquista pretendida?
Podemos afirmar que o Governo petista esta dizendo a verdade ao levantar a bandeira de Pátria Educadora, sim claro, tanto é verdade que um dos primeiros  atos da presidentA foi cortar R$7 bilhões da Educação, simples assim! Agora se queremos ou não compactuar com este modelo imposto de Pátria Educadora (se queremos esta ditadura velada) é outar estória.
A Educação Brasileira sempre esteve a serviço da manutenção de um Poder e permanece sem conseguir se libertar/emancipar-se até hoje. E mesmo eu que sofro “de otimismo” começo a desanimar.
Vocês acham que “Eles” não sabem o que estão fazendo?
Qualquer estudo mais cuidadoso mostra que a educação brasileira sempre foi conduzida para a manutenção de um estado/poder.
A educação brasileira foi/é/será usada, abusada, violentada para a manutenção de um Poder.O que nos cabe é saber quem estamos servindo como professores, quem??
Sou apaixonada por história, estórias, lendas, contos, mitos  
O conhecimento do passado é a chave para entendermos o presente e principalmente para não permanecer nele.  Somos feitos de história. Sabemos quem somos pela nossa trajetória de Vida.  Sem os estudos de história da educação não é possível contribuir com a melhoria da educação atual.
Em Pedagogia a disciplina História da Educação tem como preocupação central a reflexão crítica em torno do processo educativo ao longo do tempo e do espaço.
E por falar em Pedagogia , o termo vem do grego, sendo que paidós significa criança e agodé significa condução. Tomada ao pé da letra a palavra significa “aquele que conduz crianças”. O paidagogos sempre carregava uma lamparina, para qualquer eventualidade e, especialmente
para iluminar o caminho
(Lindo demais <3<3)
Os estudos históricos possibilita entendermos nossas relações com o mundo que nos cerca, mostrando-nos que a história tem relações tanto com o presente quanto com o passado.
Vamos lá; breves relatos históricos:
Por três séculos os jesuítas comandaram a educação brasileira.
Como “soldados da fé católica”, os jesuítas tinham o objetivo de disseminar o catolicismo e a educação se revelava como a principal via de acesso para alcançarem esta meta. A educação não era de interesse geral, destinava-se a poucos privilegiados da sociedade. Não havia interesse na educação para o trabalho. Esta era realizada de maneira informal no próprio ambiente de trabalho, sem nenhuma regulamentação nem organização.
Em 1759,  eclodiram as discordâncias entre o Marquês de Pombal (nobre, diplomata e estadista português) e os Jesuítas, a educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus  tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.
Em 1867, apenas 10% da população em idade escolar se matricularam nas escolas elementares. Com a instauração da República (1889), a Educação sofreria mudanças, mas sempre sob os princípios adotados pelo novo regime: centralização, formalização e autoritarismo.
A partir de 1920 o processo produtivo industrial foi alavancado no Brasil e as fábricas necessitaram de trabalhadores disciplinados e educados para o trabalho, e que tivessem valores morais e éticos condizentes com os ideais do capitalismo.
No entanto, nossa população era quase toda analfabeta. Iniciou-se, portanto, na década de 1920, um ciclo de reformas educacionais com o objetivo de popularizar e democratizar o ensino de forma a estendê-lo às camadas médias e pobres de nossa sociedade para formação de mão-de-obra.
...
E hoje, no Brasil, qual é o “serviço” da educação para perpetuar este sistema/poder?
A Educação Brasileira esta servindo a quem?
 É nítido que hoje temos dois senhores:
Os políticos e o capitalismo.

É sobre isto que vamos falar por aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário